Plano de Fundo

domingo, 26 de agosto de 2012

Em cima do muro




“Ninguém pode servir a dois senhores” 

Mateus 6:24


Ou, em termos mais populares, não dá para assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Essa é uma verdade que aceito desde sempre e prego insistentemente. Mesmo em um mundo de valores absurdos e princípios de ponta-cabeça, eu continuo acreditando cegamente nesse fato.
Não necessariamente no servir, mas em tantas outras coisas: amor, trabalho e, principalmente, amizade.
Na minha concepção, amigo toma partido. Sempre. Se eu ofereço minha amizade para alguém e esse alguém se encontra ofendido ou injuriado, nada mais natural que isso me atinja. Afinal, ele é meu amigo!
Marquês de Maricá assim preceitua: “Quando defendemos os nossos amigos, justificamos a nossa amizade”. Bingo! Faço das suas as minhas palavras. Se não se pode contar com a defesa de um amigo diante de uma situação difícil, qual o sentido dessa amizade?
“A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.”(Ralph Waldo Emerson)
E se o amigo acredita e confia em você, porque não tomaria partido diante de uma injustiça que lhe é cometida? Ficar em cima do muro pode ser muito mais cômodo, mas acredite: a queda é inúmeras vezes maior!
Sim, eu já sofri com amizades ‘cômodas’. Já dei o meu melhor para um(a) amigo(a) e me vi abandonada diante de uma bifurcação; foi mais conveniente ficar em cima do muro do que vir segurar minha mão e dizer ‘eu estou do seu lado, conta comigo’. E tive que atravessar todo o deserto da dor sozinha. Já tive que me calar diante das perguntas: ‘não era seu amigo? Por que não ficou ao seu lado? Por que está perto de quem não te quer bem?’
Nesse momento, Caio F. Abreu cai como uma luva: “Temos que ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: ‘Eu sobrevivi’.”
É, mesmo cheia de cicatrizes, eu sobrevivi.




Nenhum comentário: